Enc: Siscoserv, as Primeiras Intimações e o seu Impacto para Despachantes Aduaneiros.

16/05/2017

Bom dia Fatima, hoje tenho uma notícia importante.

Primeiras Intimações sobre o Siscoserv começam a chegar!

Estamos preparando um dos materiais mais importantes que já fizemos neste 5 anos trabalhando com o Siscoserv, principalmente para os Despachantes Aduaneiros, que efetuam pagamentos em nome dos clientes para os Agentes de Carga e Agências Marítimas, claramente alvos das operações de cruzamento de dados que a RFB está fazendo para intimar Importadores e Exportadores. O material será disponibilizado em videoaulas distintas para importadores/exportadores, agentes de carga e despachantes, além de outros segmentos impactados, até o dia 23/05/2017 as 18:00 horas.

Veja também nossa programação de Palestras Gratuitas pelo Brasil e Cursos Pagos e Gratuitos.

Se você quer entender melhor o porquê do interesse da RFB na área de fretes internacionais, assista este vídeo: Organização Criminosa utilizava Agente de Cargas de Fachada!

Orientação Responsável, Segura e Atualizada sobre as Intimações

Se você nos acompanha há algum tempo, sabe que vínhamos prometendo que só falaríamos deste assunto quando efetivamente tivéssemos os primeiros documentos em mãos. Já temos e, além disso, tivemos a oportunidade de validar as informações em despacho executivo com representantes da RFB e da Comissão do Siscoserv no último Enaserv, o que nos permite levar orientações precisas, seguras e atualizadas sobre o tema.

O Foco das Intimações, problemas a vista... e a prazo

Diferentemente do que foi amplamente alardeado no mercado, o foco das intimações, neste momento, não está sendo o próprio registro no Siscoserv, mas sim as operações que foram registradas.

Desta forma, ainda não há fiscalização, intimações ou autuações em massa sobre empresas que ainda não efetuaram os registros, para essas o prazo (de 5 anos) está quase acabando, mas por ora o foco não é na obrigação acessória e sim nas obrigações principais decorrentes das transações de serviços e intangíveis, principalmente nas operações com Imposto de Renda reduzido a zero e nas transações com empresas domiciliadas em paraísos fiscais.

Por que os Despachantes Aduaneiros Devem se Preparar?

Na maioria dos casos os importadores e exportadores efetuam os seus pagamentos através dos Despachantes Aduaneiros, que atuam como Procuradores do cliente, e que, por sua vez, repassam valores para agentes de carga e agências marítimas, estas últimas ficam com a responsabilidade da remessa dos valores e do respectivo recolhimento dos tributos, o que pode acontecer é que a documentação do processo e o próprio registro no Siscoserv podem chamar a atenção da RFB para o não recolhimento de tributos pelo cliente final ou por um de seus intermediários, ficando o cliente, em primeira instância, no alvo da fiscalização.

Como o primeiro foco das intimações tem sido os clientes finais, estes tem imediatamente acionado, através de seu departamento jurídico, os despachantes e agentes intermediários para solicitar os documentos exigidos pela Receita Federal, e é aí que os agentes e despachantes podem ser pegos de surpresa por não estarem preparados para atender aos seus clientes.

Garantir minha vaga Agora para Entender as Intimações →

Para empresas que não são Assinantes este material será comercializado em função de sua relevância e criticidade. Lançamento em 23/05.

(Valor das orientações em Vídeo R$ 4.990,00)

Solicite um Cupom de 20% de Desconto e Ganhe uma Avaliação Gratuita →

Agende uma conversa sem compromisso com um de nossos consultores e ganhe 20% de Desconto neste e em outros conteúdos online. Essa conversa, que dura de 30 a 60 minutos feita via telefone ou skype, é sem compromisso e visa identificar o cenário atual de sua empresa e propor a melhor e mais segura solução.

Se depois da Avaliação de nosso Consultor, você resolver contratar algum de nossos Planos de Assinatura de R$ 100,00 ou mais você ganhará um desconto de 50% nas vídeo aulas.

Assine um Plano até 31/05 e Ganhe 50% de Desconto →

Contratando um Plano de Assinatura da WTM do Brasil até 31/05/2017 você ganha 50% de Desconto neste Conteúdo!

Temos 3 tipos de Planos de Assinatura e Suporte

• Suporte Mensal (para dúvidas, documentos, NIF, NBS, etc), mesmo que você faça registros no site do Siscoserv ou em outro sistema, pode contratar nosso suporte
  • Sistema para Registro + Suporte Mensal
  • Sistema + Suporte + Terceirização

Observação: Este material paga mais de 2 anos de assinatura.

Solicitar Acesso Gratuito: Exclusivo para Assinantes→

Exclusivo para Clientes Assinantes (dos Planos a partir de R$ 100,00 Mensais)

Quer um atendimento rápido e Personalizado?

Clique no botão abaixo para enviar um e-mail solicitando contato de um consultor que responderemos o mais breve possível!

Enviar e-mail solicitando uma conversa com um Consultor →

Importante: as vídeo aulas estarão disponíveis a partir do dia 23/05, às 18:00 horas. Se precisar falar com um de nossos consultores antes desta data por favor clique aqui e nos envie um e-mail!

Ficamos a disposição para fornecer mais informações sobre o tema.

Um cordial abraço e boa semana!

Lisandro Vieira

WTM do Brasil