Protesto impede passagem de navios no Complexo Portuário de Itajaí

05/01/2015

05/01/2015 11h11 - Atualizado em 05/01/2015 11h15

Protesto impede passagem de navios no Complexo Portuário de Itajaí

Empresas e pescadores questionam portaria do governo federal.
Capitania dos Portos está notificando condutores dos barcos.

Joana CaldasDo G1 SC

Condutores dos barcos estão sendo notificados (Foto: Luiz Souza/RBS TV)Condutores dos barcos estão sendo notificados (Foto: Luiz Souza/RBS TV)

Cerca de 30 barcos impedem a entrada e saída de navios de contêineres no Complexo Portuário de Itajaí na manhã desta segunda-feira (5). O protesto é organizado por sindicatos de empresas da área pesqueira e pescadores, que questionam uma portaria do governo federal relacionada à proibição da pesca de espécies em extinção. A Capitania dos Portos de Itajaí está notificando os condutores dos barcos participantes.

Protesto também ocorre em Laguna, no Sul do estado (Foto: Rainer João Gonçalves/Sindifloripa)Protesto também ocorre em Laguna, no Sul do
estado (Foto: Rainer João Gonçalves/Sindifloripa)

Por volta das 9h15, as embarcações envolvidas no protesto começaram a manifestação em dois pontos. A maioria, segundo a Capitania dos Portos, está na entrada do canal da barra, passagem para os navios entrarem no Porto de Itajaí e no Terminal de Navegantes.

Para evitar que o número de barcos nesse local seja muito grande e acabe provocando acidentes com os navios, as embarcações relacionadas ao protesto também estão em um segundo ponto, após a entrada do ferry boat, local usado para manobras. A travessia do ferry boat não foi interrompida.

Para o protesto, também está prevista para esta segunda, ainda sem horário definido, uma carreata de caminhões em Itajaí.

Em Laguna, no Sul do estado, cerca de 60 pescadores em 35 embarcações estavam no porto pesqueiro participando do mesmo protesto na manhã desta segunda.

Manifestantes querem revogação da portaria (Foto: Luiz Souza/RBS TV)Manifestantes querem revogação da portaria
(Foto: Luiz Souza/RBS TV)

Impedimento da passagem
Segundo a Capitania dos Portos, havia a previsão de saída de um navio às 9h30, o que não ocorreu devido ao protesto. A entrada de outra embarcação estava programada para às 11h. Às 16h30 deve sair um navio de passageiros. De acordo com a assessoria do Sindicato dos Armadores e Indústria da Pesca (Sindipi), a saída dessa embarcação em específico não será impedida pelo protesto.

Uma lancha da Capitania dos Portos está monitorando o protesto. Os condutores dos barcos participantes serão notificados por infringir as normas relacionadas ao tráfego aquaviário, informou a assessora de Comunicação Social da entidade, tenente Luana Vicente dos Santos. Eles terão que comparecer à delegacia da Capitania dos Portos e, após o julgamento, podem receber multa ou suspensão da habilitação.

Portaria
A portaria número 445 de 17 de dezembro de 2014 reconhece mais espécies como ameaçadas de extinção e impede a captura desses animais. Entre eles, estão peixes como garoupa, namorado, cações, emplasto e arraias.

O objetivo do Sindipi é que a portaria seja revogada. "Está em risco o trabalho dos pescadores, das pessoas que trabalham em estaleiros, nas indústrias e nos fornecedores de matérias", afirmou o presidente do sindicato, Giovani Monteiro.