Expansão do Canal do Panamá vai desencadear crescimento de transbordo

23/01/2015

Expansão do Canal do Panamá vai desencadear crescimento de transbordo

A atividade de transbordo canal deve ter salto de dois dígitos como resultado da sua abertura que deve ser concluída em 2016

De acordo com analistas da Drewry Maritime Research, a atividade de transbordo do Canal do Panamá deve ter um salto de dois dígitos como resultado da abertura do canal que deve ter sua ampliação concluída em 2016. Posteriormente o crescimento anual deve ser de cerca de 5%. O projeto que já atingiu 85% de conclusão, deve ter acesso de embarcações de 14.000 TEU, aumentando assim a demanda por opções de transbordo. Ainda segundo a Drewry, o Canal do Panamá poderá ter um rendimento de 6 milhões de TEU por volta de 2024. A atividade de transbordo na América Centra/ Caribe em geral também deverá crescer, como resultado da expansão.

Atualmente quase toda a carga de transbordo movida através do canal é realizada exclusivamente pelo terminal de Hutchison’sBalboa, com um pequeno número que passa através do terminal PSA’s Rodman.

Em 2014, a Drewry estimou que 3,4 milhões de TEU de carga de transbordo foram movimentadas na Costa do Pacífico, sendo que o terminal de Hutchison foi responsável por 3,2 milhões de TEU e o PSA por 230.000 TEU. Para lidar com este fluxo de cargas, os dois terminais planejam aumentar a capacidade de suas instalações existentes.

Hutchison já está trabalhando para aumentar em 5 milhões TEU, ainda a tempo da abertura do canal, enquanto o PSA assinou uma concessão de 20 anos, ainda em 2014, para expandir sua capacidade em 1.8 milhões TEU. A Autoridade do Canal do Panamá (ACP, sigla em inglês) também divulgou detalhes de seu próprio hub de transbordo na entrada do Pacífico. A nova unidade será aberta com uma capacidade inicial de 3,2 milhões de TEU, com possibilidade de expansão para mais 2 milhões de TEU no futuro.

Fonte: Guia Marítimo

Porto de Santos registra fila de navios para embarque de açúcar

O complexo é responsável por mais da metade do transporte da carga

Os navios que tentam embarcar açúcar pelo Porto de Santos têm uma longa jornada pela frente. Segundo a agência marítima Williams Brasil, a fila chega a 31 embarcações entre as que estão atracadas, esperando para atracar ou a caminho do país. O complexo portuário é responsável por embarcar 718,4 mil toneladas de açúcar, 67% do volume de produção do País. O porto de Paranaguá fica em segundo lugar, pois responde por 200,1 mil toneladas, seguido dos portos de Maceió (131,5 mil t), Recife (15 mil t) e Suape (12,25 mil t).

Serão transportados 988,4 mil toneladas a granel do tipo VHP, 72,75 mil toneladas de A-45 e 17 mil toneladas tipo Cristal B-150.

Fonte: Guia Marítimo

Parceria para movimentação da safra gaúcha de maçãs

O Tecon Rio Grande - um dos principais terminais de contêineres da América Latina, a produtora de maçãs Schio e a empresa de cargas Navitrade firmaram uma parceria para movimentação da safra gaúcha de maçãs. O acordo prevê embarques semanais de contêineres, a partir do fim de fevereiro até maio, com o norte da Europa como principal destino das cargas.

Tecon Rio Grande

O Tecon Rio Grande é hoje um dos mais importantes terminais de contêineres da América Latina. Empresa subsidiária do Grupo Wilson, Sons de Comércio Ltda, o Tecon está em atividade no Porto do Rio Grande desde 1997, quando venceu a licitação para administrar o terminal de contêineres. Neste período, vem operando as principais linhas de navegação que escalam o País. Tem cerca de três mil importadores e exportadores, tendo se tornado fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado.

Fonte: Portos e Navios