Bem vindo ao nosso site   •    
 

 Clima

 

 Notícias

SECRETARIA DE PORTOS AGUARDA TCU PARA DECIDIR SOBRE ARRENDAMENTO DE TERMINAIS

30/04/2015

SECRETARIA DE PORTOS AGUARDA TCU PARA DECIDIR SOBRE ARRENDAMENTO DE TERMINAIS

A Secretaria Nacional de Portos aguarda apreciação do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o primeiro bloco de arrendamentos portuários em São Paulo e no Pará, para avaliar quais das 29 possibilidades de terminais podem ser viáveis para licitação.

O TCU está analisando os arrendamentos desde 2013. Desde então, ocorreram mudanças no cenário econômico do país, o que, segundo o ministro Edinho Araújo, exigirá novos estudos. Segundo a secretaria, a apreciação deve ocorrer hoje (29). Caso o acórdão seja favorável aos arrendamentos, terminais de grãos no Pará e de automóveis e celulose no Sudeste estão inicialmente entre os mais indicados para licitação.

"A expectativa é que a análise desse primeiro bloco ensejará novos blocos em outras regiões do país", disse Edinho Araújo, que participou hoje da 5ª Conferência de Logística da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

O ministro afirmou que é preciso esperar o acórdão para definir o que será feito. "Montaremos uma estratégia para imediatamente fazermos as licitações", disse ele, ressaltando que primeiro passo é conhecer os detalhes da decisão.

As 29 áreas de arrendamento são relativas aos portos de Santos, Belém, Miramar, Outeiro, Santarém e Vila do Conde.

O ministro destacou a necessidade de avançar no Plano Nacional de Dragagem, concedendo à iniciativa privada a dragagem de canais dos maiores portos do país, para dar regularidade ao serviço. "Estamos buscando uma nova modelagem para concessão da dragagem de portos com grande movimentação e que precisam de constante normalidade".

O modelo de concessão de dragagem de canais fica em consulta pública até o dia 9. Após esse prazo, as contribuições serão avaliadas para dar seguimento ao projeto. Edinho Araújo enfatizou que o setor de portos pode contribuir com o momento econômico do país. "A área de portos pode responder com uma agenda positiva para o Brasil."

 

Fonte: Agência Brasil

•  Veja outras notícias
 

 Contribuições

Faça emissão das suas contribuições on-line

Emitir contribuição
 

 Associe-se

Não perca mais tempo e seja nosso associado

Veja mais
 

 Links

Veja alguns links úteis que separamos

Acessar links
SINDAESC
Rua Capitão Adolfo Germano de Andrade, 37 - Sala 07
CEP: 88304-020 - Centro - Itajaí / SC
Telefone: (47) 3241-4070  /  (47) 3241-4080
E-mail: secretaria@sindaesc.com.br - financeiro@sindaesc.com.br