Bem vindo ao nosso site   •    
 

 Clima

 

 Notícias

Notícias Comercio Exterior

15/05/2015

Boa Tarde a todos 

 

Segue Abaixo:Notícias Comercio Exterior.

 

PROTOCOLO MODERNIZA MERCADO DE CARNE BOVINA

Aprimorar o processo de qualificação da carne para beneficiar os produtores e os consumidores. Com esse objetivo, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Associação Brasileira de Angus (ABA) assinaram o Protocolo Angus, na tarde desta quinta-feira (14).

O termo de cooperação é resultado de anos de negociação e permite uma forte modernização na gestão e identificação da carne Premium de origem da raça Angus comercializada no Brasil. Hoje, o país tem 3 milhões de bezerros da raça Angus.

Assinatura do protocolo ocorreu graças à recente implementação da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA - banco de dados que armazena todas as informações do agronegócio brasileiro).

O evento, na sede da CNA, contou com a participação de representantes do agronegócio e do secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Décio Coutinho.

Consumidores

"Esse protocolo é o primeiro no país e dá início a uma nova era de transparência, informação e segurança aos consumidores de cortes de alta qualidade", ressaltou Coutinho.

Segundo ele, as carnes brasileiras só poderão estampar em seus rótulos a procedência genética do animal quando submetidas a rígidos procedimentos de controle conduzidos sob gestão da CNA e fiscalizados pelo MAPA.

De acordo com o presidente da CNA, João Martins, a parceria entre CNA e ABA permite a ampliação e captação de mercados. "É uma nova fase de exportação para a carne de qualidade. Entramos em um mercado competitivo e com nova roupagem. Antes, a falta de legislação específica e de informações compartimentadas sobre o setor impediam o Brasil de exportar carnes com essas características, por exemplo, para a União Europeia e os Estados Unidos", lembrou.

Décio Coutinho também parabenizou a CNA pela assinatura pelo termo de cooperação. "O Mapa se sente muito feliz de poder receber esse primeiro protocolo e tem certeza que está no caminho da transparência e segurança de qualquer informação", afirmou.

 

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO POSSUI BAIXO DINAMISMO NO MERCADO EXTERNO

Indicadores mostram que a indústria nacional de transformação apresenta um baixo dinamismo no comércio exterior, quando comparada às atividades extrativas.

Os Coeficientes de Exportação e Importação divulgados ontem pela Confederação Nacional Indústria (CNI) evidenciam essa diferença. No primeiro trimestre de 2015, por exemplo, as mercadorias exportadas pelo setor de transformação representaram 15,6% da produção do segmento. Já na indústria extrativa, essa participação foi de 69,2%, no mesmo período.

Apesar do desempenho menor, o segmento de transformação obteve recuperação ante o último trimestre do ano passado, quando caiu para 15,3%, após ter registrado participação de 15,5%, no trimestre anterior, conforme noticiado pelo jornal DCI.

 

Fonte: Diário do Comércio e Indústria

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ABIMAQ APRESENTA PROPOSTAS PARA POLÍTICA INDUSTRIAL AO MDIC

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) levou 40 sugestões para incremento do comércio exterior, inovação e competitividade ao secretário de Desenvolvimento da Produção do MDIC, Carlos Gadelha. Segundo o diretor de Tecnologia da entidade, João Alfredo Delgado, presente no encontro, ênfase foi dada ao Programa Modermaq, que objetiva reduzir a idade média do parque de máquinas brasileiro. O governo pretende elaborar uma nova proposta de política industrial, em curto prazo, com foco na modernização do parque industrial e na melhoria da produtividade.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CARNE ANGUS TERÁ SELO DE RASTREABILIDADE

A carne Angus no Brasil terá sua origem rastreada. A procedência genética do animal poderá ser estampada nas embalagens após passar por procedimento de controle. Entidades envolvidas na decisão acreditam que o controle atenderá mercados mais exigentes, dará mais qualidade à carne brasileira e segurança e transparência na identificação de rótulos e alimentos. As informações estão na edição de hoje do jornal O Estado de S.Paulo.

 

Fonte: O Estado de S.Paulo

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

EMBRAER TENTA DESTRAVAR VENDA A CHINESES

Segundo noticiado pelo jornal O Estado de S.Paulo, a visita do primeiro-ministro da China, Li Keqiang, ao Brasil, na próxima semana, pode ajudar a desemperrar a venda de 60 aeronaves da Embraer para duas empresas do país, a Tianjin Airlines e o Banco Industrial e Comercial da China. A venda foi acertada há um ano, durante a visita do presidente chinês, Xi Jinping, mas até hoje não foi concluída.

 

Fonte: O Estado de S.Paulo

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INTEGRAÇÃO ENTRE PAÍSES É FUNDAMENTAL PARA PROJETOS DE INFRAESTRUTURA, AFIRMA SECRETÁRIO DA UNASUL

Com o objetivo de promover a integração da infraestrutura nos países da região sul-americana, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), por meio de seu Departamento de Infraestrutura (Deinfra), realizou o "Seminário Integração da Infraestrutura na América do Sul", nesta quinta-feira (14/3), na sede da entidade.

O secretário geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), Ernesto Samper Pizano, afirmou que a única maneira de responder às questões relacionadas às parcerias de infraestrutura é a integração com os países da região, conforme noticiado pela Angência Indusnet Fiesp.

 

Fonte: Agência Indusnet Fiesp

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOVO PROTOCOLO PARA REGISTROS DE CARNE ESTIMULARÁ EXPORTAÇÕES, DIZ CNA

As carnes brasileiras só poderão estampar os rótulos de raça do animal se obedecerem a rígidos procedimentos de controle genético e de registro. Por enquanto, apenas as carnes bovinas da raça angus cumprem esses requisitos, segundo acordo assinado hoje (14) entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Associação Brasileira de Angus. Segundo as entidades, o novo protocolo trará segurança para o consumidor e estimulará as exportações de carne de qualidade.

As informações sobre a procedência dos animais ficarão armazenadas na Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), banco de dados sobre o agronegócio brasileiro criado em 2009 por meio de parceria público-privada entre a CNA e o Ministério da Agricultura. A plataforma centraliza as informações que antes estavam armazenadas em cada estado e não eram interligadas. O Serviço de Inspeção Federal fiscaliza os procedimentos de registro e a autenticidade dos dados.

Uma circular do Ministério da Agricultura editada em fevereiro estabeleceu os critérios mais rígidos para o registro de rótulos com indicação de raça bovina. Agora, o produtor que quiser certificar a origem da carne precisa estar vinculado a uma associação de raça e deve obedecer aos protocolos determinados por ela. Depois dos produtores de carne da raça angus, as associações das raças nelore natural e wagyu devem ser as próximas entidades a aderir ao novo sistema.

"O cadastro único é o ponto de partida para a segurança da informação. O consumidor agora tem certeza de que está pegando, na prateleira, a carne correspondente à raça", disse o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Décio Coutinho. Segundo ele, o novo protocolo impedirá a concorrência desleal de frigoríficos que vendiam carnes de raça sem comprovar a procedência, levando à proliferação de marcas sem a indicação da origem genética dos animais.

Segundo o presidente da CNA, João Martins, a falta de uma legislação específica para a rotulagem de cortes de carne de raça impedia o Brasil de exportar carnes de qualidade para a União Europeia. "Inauguramos uma nova fase na exportação de carne de alta qualidade do Brasil. O protocolo é a ponta de lança para que o Brasil saia de mero exportador de carne para vendedor de carne com certificação de raça", explicou.

O presidente da Associação Brasileira de Angus, José Roberto Weber, disse que o sistema garante a credibilidade no mercado de carne. "Podemos oferecer carne de qualidade ao consumidor de forma permanente. Sem que ele compre um dia carne de raça e, no outro dia, seja enganado". Desde 2003, a entidade tem um programa de certificação, que será usado como referência para a comprovação genética das carnes da raça.

 

Fonte: Agência Brasil

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AUMENTA A PARTICIPAÇÃO DOS PRODUTOS IMPORTADOS NO CONSUMO BRASILEIRO

Enquanto as exportações da indústria brasileira continuam estagnadas, a participação dos produtos importados no consumo nacional não para de crescer. É o que mostra os Coeficientes de Abertura Comercial, divulgados nesta quinta-feira (14), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Conforme o estudo, o coeficiente de penetração das importações subiu para 22,3% no primeiro trimestre deste ano, número 0,6% superior ao do mesmo período de 2014, conforme noticiado pela CNI.

 

Fonte: Confederação Nacional da Indústria

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

APEX: MISSÃO BRASILEIRA À CHINA RENDEU US$ 47,9 MILHÕES EM NEGÓCIOS

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex) informou hoje (14) que a missão à China de empresários brasileiros dos ramos de bebida e alimentos na semana passada terminou com prospecção de US$ 47,96 milhões em negócios. De acordo com a Apex, o número engloba os negócios fechados durante a viagem e os previstos para ao longo dos próximos 12 meses.

A Apex destacou que o volume em negócios superou a meta que a agência de fomento estabeleceu, que era US$ 18 milhões. A missão dos empresários brasileiros à China, coordenada pela Apex e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ocorreu de 4 a 8 de maio. O grupo participou de rodadas de negócios na cidade de Guangzhou e exibiu produtos na Sial, feira de alimentos, bebida e hotelaria de Xangai.

Na próxima semana, empresários chineses e brasileiros voltam a se reunir, dessa vez em território nacional. O primeiro-ministro do país asiático, Li Keqiang, fará visita oficial ao Brasil entre 18 e 20 de maio, acompanhado de 150 empresários. Eles se encontrarão com membros do setor privado brasileiro na Cúpula Empresarial Brasil-China, no Itamaraty.

A China vem desacelerando suas tradicionalmente altas taxas de crescimento. Em 2014, o Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos em um país) chinês cresceu 7,4%, o menor patamar em 24 anos. No primeiro trimestre de 2015, o PIB chinês cresceu 7%, o menor ritmo em seis anos.

O país também vem perdendo espaço nas exportações do Brasil. A participação no total exportado pelos brasileiros caiu de 19,32%, de janeiro a março de 2014, para 14,47% no mesmo período deste ano, em razão da queda dos preços das commodities (produtos primários com cotação internacional) e da desaceleração da economia chinesa. Mesmo assim, a China ocupou o posto de principal mercado consumidor dos produtos brasileiros no primeiro trimestre de 2015 e é considerada um parceiro comercial de importância estratégica.

 

Fonte: Agência Brasil

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DILMA INAUGURA NAVIOS NO PORTO DE SUAPE E DEFENDE INCENTIVO À INDÚSTRIA NACIONAL

A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (14) que a política de conteúdo local na indústria e o sistema de partilha de produção do petróleo no país serão mantidos durante seu governo. As declarações foram feitas durante cerimônia de inauguração do navio André Rebouças e de batismo do navio Marcílio Dias, no Porto de Suape, em Pernambuco.

"O Brasil está extraindo petróleo a grandes profundidades, a preços competitivos. Por isso há demanda para navios. Mas, se essa demanda não for atendida por trabalhadores brasileiros e empresas aqui instaladas, estaremos ameaçando o país com a chamada maldição do petróleo - quando a riqueza gerada pelo petróleo resulta no empobrecimento dos demais setores", disse.

A política de conteúdo local prevê que, em setores considerados estratégicos, como o petrolífero e naval, as encomendas públicas exijam dos fabricantes um percentual mínimo de produção local - que pode variar de 20% a 65%, de acordo com o setor. A medida é adotada por vários países como forma de estimular o desenvolvimento da indústria nacional, ao longo de toda a cadeia setorial.

Já o regime de partilha da exploração e produção de petróleo e gás natural na área do pré-sal, previsto no marco regulatório adotado em 2009, permite que governo e companhias operadoras privadas pactuem um percentual da produção. Para a presidenta, os regimes de partilha e de concessão são benéficos para o país e se complementam.

"Do ponto de vista do governo federal, os dois modelos em vigor no Brasil têm que ser mantidos. O de concessão para a exploração e produção de petróleo em áreas de alto risco [onde] quem achar o petróleo fica com ele. Já o modelo de partilha [faz sentido] quando sabemos [previamente] que há muito petróleo de qualidade [em determinados locais]. Neste caso, o povo brasileiro tem direito à parte relativa à distribuição, a chamada parte do leão."

Ao comentar a política de conteúdo local, Dilma lembrou que a medida foi implementada durante o governo de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, e que a produção dos novos navios contratados pela Transpetro é fruto dessa estratégia.

"Não chegamos aqui hoje, porque há um ano começamos a fazer o navio André Rebouças, mas sim porque rompemos com uma realidade terrível. O Brasil chegou a ser o segundo maior produtor na área de indústria naval, mas foi tudo desmantelado. A ponto de, quando Lula chegou no governo, os estaleiros que construíam pequenas embarcações tinham grama no chão porque ninguém passava pelos canteiros", comentou a presidenta, lembrando que, quando o governo federal decidiu exigir o mínimo de produção local, muitos críticos afirmaram que o país não teria competência para construir "sequer o casco das embarcações" para a indústria de petróleo e gás.

"O que queremos é produzir no Brasil tudo aquilo que podemos produzir - nas mesmas condições, prazos e qualidade, com tecnologia de excelência - objetivo que levou à reconstrução da indústria naval. Por isso, a política de conteúdo local não é algo que pode ser afastado. No meu governo, ela é o centro de uma política de recuperação da capacidade de investimento desse país", acrescentou.

Além de Dilma, prestigiaram o evento os ministros de Minas e Energia, Eduardo Braga, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto; o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; os presidentes da Petrobras, Aldemir Bendine, e da Transpetro, Cláudio Ribeiro Campos; parlamentares; lideranças sindicais e acionistas e funcionários do estaleiro. O navio Marcílio dias é uma homenagem ao marinheiro negro, herói da Batalha Naval do Riachuelo, em 1865. Já a embarcação André Rebouças homenageia o engenheiro militar negro e líder do movimento abolicionista no século 19.

 

Fonte: Agência Brasil

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CCJ APROVA PROPOSTA QUE PROÍBE AUMENTO DE IR E OUTROS IMPOSTOS

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 136/07, que proíbe o aumento de vários impostos até 31 de dezembro de 2015.

De acordo com a proposta, a União, os estados e os municípios não poderão aumentar alíquota ou base de cálculo de tributos e contribuições como o Imposto de Renda. Também foram incluídos na proibição o ICMS e o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). A PEC é do deputado Guilherme Campos (DEM-SP).

Durante a discussão, o relator, deputado Rogério Rosso (PSD-DF), disse que o prazo, que terminaria no final do ano, pode ser alterado pela comissão especial que deve analisar a proposta. Na CCJ não é possível alterar textos de PECs, a não ser que sejam inconstitucionais.

As contribuições sociais do empregador e da empresa incidentes sobre a folha de salários e rendimentos do trabalho; sobre a receita ou o faturamento; e sobre o lucro e as taxas cobradas em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização de serviços públicos específicos também não poderão ter alíquotas ou base de cálculo aumentadas.

Pela proposta, os governos não poderão ainda aumentar as alíquotas do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural; do Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação; Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA); Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana (IPTU); e Imposto sobre a Transmissão Inter Vivos. As autoridades também ficam proibidas de instituir tributo ou contribuição.

No caso dos impostos patrimoniais, qualquer aumento na base de cálculo deverá respeitar a variação observada desde o último reajuste no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ou de índice que venha a sucedê-lo, no caso de extinção. O autor da proposta lembra que as bases de cálculo desses tributos estão naturalmente sujeitas a alteração, em virtude de variações nos preços dos bens.

Também poderão sofrer reajuste as alíquotas específicas do Imposto sobre Produtos Industrializados, da Cofins e do PIS/Pasep.

Tramitação

Antes de ser analisada em dois turnos, a proposta será analisada por comissão especial.

 

Fonte: Agência Câmara Notícias

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PARTICIPAÇÃO DE IMPORTADOS NO CONSUMO DOS BRASILEIROS TEM MAIOR NÍVEL DESDE 2007

Os produtos importados correspondem a 22,3% dos itens consumidos no primeiro trimestre de 2015, segundo dados da CNI; já a exportação de produtos brasileiros está estagnada. O resultado é o maior desde 2007 e mostra um aumento de 0,6 ponto porcentual ante mesmo período de 2014 e 0,3 ponto em relação ao último trimestre do ano passado. Os insumos exportados representaram 19,1% da produção, de acordo com o estudo Coeficientes de Abertura Comercial publicado nesta quinta-feira, 14. As informações foram noticiadas pela Agência Estado.

 

Fonte: ESTADÃO.COM.BR

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DÓLAR CAI COM DADOS DOS ESTADOS UNIDOS E FECHA COTADO A R$ 2,996

Segundo noticiado pela Agência Estado, o dólar no Brasil acompanha a fraqueza vista no exterior nesta quinta-feira, 14, e recua ante o real e outras moedas emergentes, influenciado pela divulgação de dados da economia norte-americana. No fechamento, o dólar registrou queda de 1,41% cotado a R$ 2,996.

 

Fonte: ESTADÃO.COM.BR

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

VINHOS BRASILEIROS PARTICIPAM DE FEIRA NOS ESTADOS UNIDOS

Seis vinícolas participantes do projeto Wines of Brasil participam, nos dias 17 e 18 de maio, em Chicago, nos Estados Unidos, do BAR Event, feira de bebidas alcoólicas voltada exclusivamente para restaurantes. O BAR (Beverage Alcohol for Restaurants) integra a programação do NRA Show, promovido pela Associação Nacional de Restaurantes (NRA, na sigla em inglês), que ocorre de 16 a 18 de maio. Durante os três dias, o evento deve receber mais de 58 mil visitantes dos 50 estados norte-americanos e de mais de 100 países, entre profissionais da indústria de restaurantes e hotéis, como bartenders e compradores. O Wines of Brasil é um projeto setorial desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Atualmente, 30 vinícolas participam do projeto.

 

Fonte: Apex-Brasil

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AGENDA CHEIA NO PAVILHÃO DO BRASIL NA EXPO MILÃO EM JUNHO

O mês de junho, o Pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015 evolui do momento inicial de apresentar o espaço ao público e à imprensa, e passa a cumprir uma agenda técnica e de negócios. A partir do dia 2 de junho, o auditório e o business lounge começam a receber empresários, formadores de opinião, autoridades e especialistas para discutir tópicos importantes sobre o tema da Expo - Alimentando o Planeta, Energia para a Vida - e, também, realizar encontros de negócios. Três entidades representativas dos setores de café, carne e bioetanol, e o Ministério do Desenvolvimento Social, além da Apex-Brasil, irão realizar de seminários a shows de degustação para um público selecionado. No momento, o Pavilhão do Brasil continua sendo um dos três mais visitados, com uma média de 15 mil visitantes por dia.

 

Fonte: Apex-Brasil

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOVERNO QUER ATUAÇÃO DE EMPRESÁRIOS BRASILEIROS EM VISITA DE DILMA AO MÉXICO

O governo brasileiro pretende levar uma comitiva de empresários na viagem ao México que a presidenta Dilma Rousseff fará no final deste mês. De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a visita de Estado que Dilma fará ao país será "muito importante para a relação bilateral". Na ocasião, ela será recebida pelo presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, e cumprirá agenda com ele.

O chanceler brasileiro afirmou que o governo está trabalhando para que haja a participação de empresários brasileiros na viagem, com o objetivo de fazer negócios com os parceiros mexicanos. Ele também disse que, no âmbito da relação entre os dois países, diversos acordos estão sendo negociados.

"Há desejo dos dois lados de promover relações cada vez maiores, até porque são as duas maiores economias do continente [latino-americano] e queremos ampliar as nossas relações. Já temos relações e posições coincidentes em várias áreas políticas", explicou o chanceler. Ele diz que o Brasil deseja aumentar a relação comercial e os investimentos entre os dois países. Em 2014, o comércio bilateral totalizou R$ 9 bilhões. "É um comércio de qualidade, boa parte de manufaturados", disse.

Com o objetivo de preparar a visita, o ministro Mauro Vieira encontrou-se na terça-feira (12) com o secretário das Relações Exteriores do México, José Antonio Meade. Embora a visita de Estado ainda não tenha sido confirmada oficialmente pelo Palácio do Planalto, a expectativa é que Dilma cumpra agenda, no México, nos dias 26 e 27 de maio.

A promoção do turismo é um dos principais temas que compõem a relação de Brasil e México, ao lado do comércio e da cooperação para o desenvolvimento. Segundo a Secretaria de Relações Exteriores mexicana, desde 2013, quando se eliminou a concessão de vistos entre os dois países, o fluxo de brasileiros que viajou para o país aumentou 16%, chegando a 300 mil turistas em 2014.

A intenção é continuar aumentando esse número, que atualmente representa somente 1% dos turistas que visitam o México, pois, de acordo com Mauro Vieira, 30 milhões de visitantes vão ao país norte-americano a cada ano.

Já no campo dos investimentos, o Brasil é o segundo principal destino dos investimentos do México no exterior, conforme o Ministério das Relações Exteriores. No sentido contrário, o país é o maior investidor latino-americano em território mexicano. Em declaração recente, Dilma Rousseff parabenizou o fato de o México ser um dos "grandes investidores" no país e disse que novos investimentos mexicanos no Brasil são "muito bem-vindos".

O convite para que a presidenta fizesse uma visita de Estado foi reiterado na Cúpula das Américas em abril, durante encontro entre ela e o presidente mexicano no Panamá. Na reunião, os chefes de Estado celebraram a renovação do acordo automotivo entre os dois países. Prorrogado por mais quatro anos, o comércio de veículos leves livre de impostos de importação entre ambos pode chegar a US$ 1,56 bilhão.

Embora tenha viajado à cidade mexicana de Los Cabos em 2012, para encontro dos líderes do G20, esta é a primeira visita com honras de Chefe de Estado que a presidenta Dilma fará ao México. No mesmo ano, ainda como presidente eleito, Enrique Peña Nieto encontrou-se com Dilma no Brasil, em uma visita a países sul-americanos.

 

Fonte: Agência Brasil

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CRÉDITO PARA VENDAS EXTERNAS ESTÁ PARALISADO NESTE ANO, DIZEM EMPRESAS

Dados do Tesouro Nacional mostram aumento no repasse de recursos da União ao Programa de Financiamento às Exportações (Proex), durante o primeiro trimestre de 2015.

Neste período, o Tesouro direcionou R$ 101 milhões ao programa, 57,8% a mais do que foi repassado nos primeiros três meses de 2014.

A consultora sênior da Barral M Jorge Consultores Associados, Lúcia Helena Monteiro Sousa, afirma, no entanto, que essa alta está relacionada aos desembolsos aprovados até o ano passado. Segundo ela, em novembro de 2014, os recursos disponibilizados ao Proex Equalização se esgotaram, interrompendo, dessa forma, as aprovações, conforme noticiado pelo jornal DCI

 

Fonte: Diário do Comércio e Indústria

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CÂMARA ÁRABE BUSCA NOVOS NEGÓCIOS NOS EMIRADOS

A Câmara de Comércio Árabe Brasileira irá prospectar possibilidades de novos negócios e projetos nos Emirados Árabes Unidos. De 18 a 28 deste mês, um representante da entidade irá participar de feiras e de reuniões no país do Golfo para avaliar a participação em eventos nos quais a instituição ainda não está presente e também para negociar parcerias com empresas locais, conforme noticiado pela ANBA.

 

 

 

Fonte: Agência Anba

 

Saudações

Fatima Schepers

Setor: Administrativo

Fone (47) 3241-4080-3241-4070

E-mail: administrativo@sindaesc.com.br

 

Skype: Fatima Schepers

•  Veja outras notícias
 

 Contribuições

Faça emissão das suas contribuições on-line

Emitir contribuição
 

 Associe-se

Não perca mais tempo e seja nosso associado

Veja mais
 

 Links

Veja alguns links úteis que separamos

Acessar links
SINDAESC
Rua Capitão Adolfo Germano de Andrade, 37 - Sala 07
CEP: 88304-020 - Centro - Itajaí / SC
Telefone: (47) 3241-4070  /  (47) 3241-4080
E-mail: secretaria@sindaesc.com.br - financeiro@sindaesc.com.br