Notícias Comercio Exterior

17/07/2015

CEARÁ REGISTRA DÉFICIT DE U$ 76,5 MILHÕES NA BALANÇA COMERCIAL EM JUNHO

A balança comercial do Ceará registrou déficit de US$ 76,5 milhões no mês de junho, com as exportações retraindo 69,1% (de US$ 263,1 milhões para US$ 81,3 milhões), e as importações 20,2% (de US$ 197,6 milhões para US$ 157,7 milhões), em comparação com igual período de 2014. No acumulado do ano, as vendas para o exterior caíram 36,1% (de US$ 751,7 milhões para US$ 480,2 milhões), enquanto que as compras externas subiram 15,0% (de US$ 1,4 bilhão para US$ 1,6 bilhão), resultando em saldo negativo de US$ 1,2 bilhão. Os dados são do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O Ceará figura na décima sexta posição entre os principais estados brasileiros exportadores

Fonte: Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC)

GOVERNO AUTORIZA NOVA ZPE

O Estado de Rondônia está desde ontem autorizado como Zona de Processamento de Exportação (ZPE), ou seja, é uma área de livre-comércio com exterior destinada à instalação de empresas que produzem bens a serem exportados. De acordo com o documento publicado, "a ZPE de Rondônia entrará em funcionamento após alfandegamento da área pela Secretaria da Receita Federal e do Ministério da Fazenda". (Estadão Conteúdo)

INFRAESTRUTURA SERÁ CRUCIAL PARA O AGRONEGÓCIO

O relatório de Perspectivas para a Agricultura 2015-2024, divulgado pela FAO e pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), deste ano tem foco especial no Brasil e teve a contribuição do Ministério da Agricultura e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Segundo a análise, o País deve capturar grande parte da expansão do comércio nos próximos anos, que deve crescer acompanhando a maior demanda, em particular da Ásia, segundo noticiou o DCI.

Fonte: Diário do Comércio e Indústria

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

MANUFATURADO DEVE TER MELHORA NA BALANÇA COMERCIAL ESTE ANO

O déficit na balança dos produtos manufaturados poderá ter uma redução neste ano. Se as projeções foram confirmadas, será o primeiro recuo desde 2009. Em 2014, o saldo ficou negativo em US$ 109,4 bilhões, o maior da história. Na projeção da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), a tendência é que o déficit da balança de manufaturados volte a ficar abaixo de US$ 100 bilhões este ano. Para o resultado geral da balança comercial, o cenário revisado pela AEB projeta um superávit de US$ 8,064 bilhões, muito próximo da estimativa feita em dezembro (US$ 8,140 bilhões). As informações estão na edição de hoje do jornal O Estado de S.Paulo.

Fonte: O Estado de S.Paulo

DILMA ENVIA AO CONGRESSO PROJETO PARA FOMENTAR EXPORTAÇÕES

A presidente Dilma Rousseff encaminhou ao Congresso Nacional texto de projeto de lei que "dispõe sobre a prestação de auxílio financeiro pela União aos Estados, ao Distrito Federal e aos municípios, relativo ao exercício de 2014, com o objetivo de fomentar as exportações do País". O auxílio financeiro consiste em compensação às unidades federativas pelas perdas da Lei Kandir, que desonerou o ICMS das exportações. (Estadão Conteúdo)

MERCOSUL ASSINA PROTOCOLO DE INCLUSÃO DA BOLÍVIA NO BLOCO

Os países-membros ao Mercosul, Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, assinaram hoje (17) novo protocolo para a inclusão da Bolívia no bloco. Em 2012, Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela assinaram protocolo de entrada da Bolívia, quando o Paraguai estava suspenso do bloco - por causa do golpe parlamentar contra o ex-presidente Fernando Lugo.

Como os parlamentos da Argentina, Uruguai e Venezuela já haviam aprovado a inclusão do país no bloco, não será necessária nova ratificação. No caso do Brasil e do Paraguai, o Congresso de cada país ainda terá que aprovar a inclusão da Bolívia. Atualmente, a Bolívia é classificada como país associado, em processo de inclusão.

EM BRASÍLIA, PRESIDENTES DO MERCOSUL QUEREM ACORDO COMERCIAL COM UNIÃO EUROPEIA

Os presidentes do Brasil, da Argentina, do Paraguai, do Uruguai e da Venezuela estão reunidos hoje (17) na 48º Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, em Brasília, para discutir, entre outros temas, a negociação de um acordo comercial com a União Europeia e a renovação do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem). Também participam da reunião os presidentes da Guiana e da Bolívia, país que está em processo de incorporação ao bloco.

Antes da reunião de cúpula, a presidenta Dilma Rousseff teve um encontro bilateral com o presidente da Guiana, David Granger, e, em seguida, recebeu, no saguão do Ministério de Relações Exteriores, os presidentes da Guiana; da Bolívia, Evo Morales; do Uruguai, Tabaré Vázquez; do Paraguai, Horacio Cartes; da Argentina, Cristina Kirchner; e da Venezuela, Nicolás Maduro.

Ontem (16) os chanceleres dos países participaram da reunião do Conselho do Mercado Comum e o ministro de Relações Exteriores paraguaio, Eladio Loizaga, informou que o Mercosul vai elaborar um plano de ação para levantar quais as barreiras tarifárias e não tarifárias e que medidas afetam a competitividade dos países e prejudicam o comércio intra-bloco. Segundo Loizaga, uma das travas ao comércio são as licenças de exportação em vigência.

A realização da cúpula de Chefes de Estado encerra a Presidência Pro Tempore Brasileira do Mercosul, exercida durante o primeiro semestre de 2015. A presidência passará, no segundo semestre, para o Paraguai.

Setor: Administrativo

End: Capitão Adolfo Germano de Andrade,37,sl 07.

Cep: 88304-020 Centro –Itajai-SC

Fone (47) 3241-4080-3241-4070