Empresa de Itapoá se transforma em centro logístico industrial aduaneiro

07/12/2015

Economia04/12/2015 | 18h23

Empresa de Itapoá se transforma em centro logístico industrial aduaneiro

Com a concessão dada pela Receita Federal, o Clif passa a cobrir todas as etapas do processo logístico de importação e exportação

Empresa de Itapoá se transforma em centro logístico industrial aduaneiro Clif/Divulgação

Em 2016, A CLIF pretende triplicar seu faturamento com os novos serviços oferecidos Foto: Clif / Divulgação

Claudio Loetz

claudio.loetz@an.com.br

Um ano e meio após sua inauguração, o Clif - Centro Logístico Integrado Fastcargo celebra o bom desempenho do ano de 2015. Após reformulações, ocorridas a partir de abril, a empresa registra crescimento significativo em processos, movimentação de cargas e containers. Entretanto, o principal resultado destas mudanças é a conquista do CLIA, que autoriza o Clif a ser um centro logístico industrial e aduaneiro.

Com a concessão dada pela Receita Federal, o Clif passa a cobrir todas as etapas do processo logístico deimportação e exportação, com recebimentos de carga, armazenamento, desembaraço no porto e liberações órgãos públicos municipais, estaduais e federais.

Os CLIAs são recintos alfandegados criados pela Receita Federal para a facilitação dos procedimentos de importação e exportação de mercadorias, apresentando-se como alternativas aos portos e aeroportos. Criado em 2006 é uma forma de desdobramento dos já existentes portos secos. Assim como esses últimos, os CLIAs foram idealizados para descongestionar o movimento de mercadorias nas zonas primárias, sobretudo nos portos.

A conquista do CLIA neste fim de ano reforça ainda mais as expectativas do CLIF para 2016, que pretende triplicar seu faturamento com os novos serviços oferecidos. Sob a coordenação de Marco Tulio Viero Dilelio, novo CEO da empresa, novos planos de gestão e crescimento estrutural da empresa foram iniciados

— Percebemos a necessidade de repensar as atividades, investir em capital humano e fortalecer toda a rede de serviços que oferecemos — destaca o CEO — O Licenciamento do CLIA é a realização de tudo que planejamos e elaboramos. É uma conquista muito importante para nós e que determinará o futuro da empresa — enfatiza.

Após investimento inicial de R$ 120 milhões para a instalação do Clif em uma área de 127 mil metros quadrados, outros R$ 10 milhões foram injetados na expansão do armazém geral e obras necessárias para conquistar as habilitações de movimentação de carga química, fertilizantes e outras que necessitam de inspeções e controle da polícia Civil, Polícia Federal, Exército, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) Animal e Vegetal e Anvisa.

Atualmente, são mais de 2500 containers movimentados por mês, com cargas diferenciadas. Madeira, celulose, resina, bobina de papel, metais como cobre, alumínio e aço, alimentos e congelados, compressores, autopeças e produtos químicos passam diariamente pela estrutura do Clif.

— Atendemos empresas e indústrias dos mais variados segmentos que necessitam de soluções logísticas para o negócio. Oferecemos regimes e concessões que vão desde armazém geral e centro de distribuição até DEPOT, MAPA, REDEX, REEFER e agora o CLIA — reforça Marco Tulio.

Sobre o Clif:

Com investimento inicial de R$ 120 milhões, o Clif está situado na retroárea de Itapoá, um dos mais modernos e ágeis do país, e que tem como fator de extrema importância a localização próxima a grandes centros industriais e empresariais, vias aéreas, rodoviárias e ferroviárias. Emprega, atualmente, 95 funcionários entre área administrativa e operacional.

Clif em números:

Área total: 127 mil m²