IMPORTAÇÃO DE GASOLINA CAI 80% NO 1º SEMESTRE

14/07/2014

As importações de gasolina pelo Brasil recuaram 80% no primeiro semestre de 2014, frente o mesmo período de 2013, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). A queda aconteceu mesmo perante a alta de 8,8% da demanda nos postos até maio.

Entre janeiro e junho, o país importou 941,4 mil toneladas de gasolina, segundo o ministério, enquanto no mesmo período do ano passado o volume somou 4,8 milhões de toneladas. Um dos fatores de queda nas importações é o maior uso de etanol, tanto pelo aumento da mistura do biocombustível na gasolina, de 20% para 25% (a partir de maio de 2013), quanto pelo maior consumo de álcool hidratado pelos carros flex.

"O efeito do aumento da mistura do álcool na gasolina nas importações da Petrobras é muito grande", afirmou o diretor de Regulação e Abastecimento do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), Luciano Libório, em entrevista para a Reuters, na sexta-feira (11).

A Petrobras também tem otimizado o uso de seu parque de refino, obtendo recorde de processamento de petróleo em junho, conforma informou em nota a empresa no início de julho.

A carga média processada em junho pela Petrobras foi de 2,172 milhões de barris de petróleo por dia (bpd), alta de 21 mil bpd sobre o recorde mensal anterior, registrado em março de 2014, contribuindo para a redução das importações de derivados.

A redução das compras externas é positiva para o caixa da Petrobras, já que a empresa vende derivados no mercado interno a preços inferiores aos que são praticados no exterior, como parte das políticas de controle da inflação do governo federal.

Fonte: Diário do Comércio e Indústria